De acordo com o portal Meganoticias (em espanhol), existe uma série de alimentos e bebidas com propriedades químicas que causam manchas nos dentes. Por isso, é preciso estar muito atento para saber como consumi-los sem causar danos.
“À medida que o esmalte fica mais áspero e a sua área de superfície total aumenta, ele pode abrir caminho para que as cores encontradas nos alimentos e bebidas que consumimos caiam na superfície dos dentes”, disse o dentista Joseph Salim ao portal especializado em saúde Heathline (em inglês).
Saiba mais sobre o tema:
Vinho tinto
Esta bebida é ácida e, por isso, as partículas vermelho-escuras podem aderir às paredes dos dentes. Com o tempo e a frequência, os poros dentro do esmalte se abrem e a tinta pode ficar lá sem que a escova de dente seja capaz de fazer nada. Se o consumo for frequente, o ideal é consultar o dentista.
Chá e café
Os taninos do chá e do café são um agente poderoso que causa manchas nos dentes. Se após tomar você não escovar e deixar o amargor do café permanecer agindo dentro da boca, é possível que os dentes estejam manchados. É comum combinar chá com leite para diminuir o poder de aderência.
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
Refrigerantes de cola
As bebidas escuras de cola são agentes prejudiciais para os dentes. “As bebidas com gás carbônico adicionado também são um problema se as consumimos diariamente, porque o gás carbônico é muito ácido”, explicou o dentista Xavier Mallat ao jornal La Vanguardia (em espanhol).
Shoyu e vinagre balsâmico
Os pigmentos escuros do shoyu e do vinagre balsâmico mancham os dentes. A dentista René dell’Acqua ressalta que seu alto teor de ácido provoca a quebra do esmalte, o que facilita a acomodação da mancha.
Doces
Existem tintas em doces que podem passar para os dentes. Recomenda-se em todos os casos estar muito atento e escovar os dentes sempre que possível após o consumo.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: