De acordo com o portal Meganoticias (em espanhol), o aparecimento de verrugas pode causar preocupações, e é preciso saber as suas causas para poder tratá-las e preveni-las.
As principais causas das verrugas na pele
O papilomavírus humano (HPV) causa todos os tipos de verrugas que aparecem na pele, e pacientes com sistema imunológico enfraquecido correm maior risco.
“Geralmente, são causadas por contato direto ou com fômites, objetos ou materiais que transmitem o HPV”, explica a dermatologista Amie Sessa. “Quando o vírus infecta a camada basal da epiderme e começa a se dividir, o resultado são verrugas.”
Além disso, as fissuras na pele são aberturas para a passagem dos mais de 100 tipos de vírus, que atacam de maneiras diferentes e resultam em verrugas também distintas.
O contato com superfícies infectadas — como vestiários e o piso de piscinas e academias — pode ser um método de contágio. Além disso, compartilhar itens pessoais, como toalhas e lâminas de barbear, também é arriscado.
Os especialistas recomendam o uso de chinelos nos locais de exposição, desinfecção das lesões cutâneas e manutenção de uma boa higiene das mãos.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
- ‘Virgin River’: Netflix renova série de sucesso; programa terá 4ª e 5ª temporadas
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: