Eles não são perigosos, mas não é por isso que deixam de ser incômodos. Os gases, o inchaço ou a inflamação do estômago podem piorar com a dieta.
Embora não sejam graves, se a inflamação do estômago estiver acompanhada de febre, dor intensa e vômitos por mais de 24 horas, é melhor consultar um médico.
De acordo com o portal Meganoticias (em espanhol), a ciência diz que você deve evitar estes alimentos:
Brócolis
Este vegetal, assim como os seus “primos” — rúcula, rabanete, couve-flor e couve-de-bruxelas — são os culpados de muitos gases.
Você não deve eliminá-los da sua dieta por causa das fibras, mas você pode comê-lo em preparos simples, como no vapor e em pequenas porções.
Alcachofra
Assim como a cebola, esse vegetal contêm frutose, um composto que pode formar gases. O inchaço da alcachofra também pode causar desconforto intestinal, como vômitos e diarreia.
Grão-de-bico
Apesar de ser uma grande fonte de proteínas naturais, essa leguminosa contém alto teor de fibras solúveis, que absorvem muita água, retardando o trânsito intestinal. A vantagem disso é que o corpo tem mais tempo para absorver nutrientes e reduzir os picos de insulina.
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
Leite
O problema do leite e dos seus derivados é a lactose — essa proteína é a culpada pelos gases. Com a idade, os sintomas podem piorar, e as pessoas podem até desenvolver intolerância ao leite.
Batata
Alimentos ricos em amido — como milho e batata — são muito ricos em carboidratos e podem causar problemas intestinais. O problema é que os carboidratos que não são absorvidos são liberados para o cólon, causando gases e inchaço.
Adoçantes artificiais
Alguns desses produtos contêm sorbitol, um açúcar que pode ser encontrado em frutas e vegetais, mas que em algumas pessoas causa muito inchaço.
Se você quiser evitar esse composto, é melhor procurá-lo na lista de ingredientes com esse nome ou como “E-420”.
Lentilhas
É melhor optar por legumes descascados. Você pode adicionar bicarbonato à água de imersão ou de cozimento ou adicionar uma folha de louro enquanto os cozinha.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: