Horóscopo

As 12 Luas Cheias de 2024: seus nomes e o que significam

Cada nome tem um significado relacionado com a fauna, as estações e as mudanças da flora

ANÚNCIO

De acordo com a astrologia, a Lua Cheia é o final de um ciclo e é o momento em que devemos refletir para que nossas ações sejam colhidas como se fossem sementes que vão crescer e dar novos frutos.

À Lua que representa nossas emoções, também é identificada com outros nomes e isso não é por acaso, mas sim porque eles têm um significado que remonta à antiguidade.

A astróloga Natalia Porro, entrevistada pelo El Clarín, esclarece que “a Lua completa 12 ciclos de suas fases em aproximadamente 354 dias, ou seja, 11 dias a menos que um ano calendário”.

A diferença destes dias é o que dá origem a uma décima terceira Lua Cheia a cada dois anos e meio, que recebe o nome de Lua Azul.

“Este termo também se aplica à segunda Lua Cheia que ocorre dentro de um mesmo calendário”, como ocorreu no passado dia 30 de agosto com uma Lua Azul esplendorosa.

Mas, por que cada Lua Cheia tem um nome? Os especialistas explicam que as tribos algonquinas - povos originários da América do Norte - nomeavam cada Lua Cheia de acordo com certas características que se relacionavam com o comportamento da fauna e as mudanças da flora enquanto as quatro estações passavam.

Mais tarde, o nome de cada luação foi adotado pelos colonos e incorporado aos almanaques com amplo uso na agricultura.

No livro "As 12 Lunas", Porro fala sobre o significado dos nomes de cada plenilúnio.

Lua Cheia de janeiro: a Lua do Lobo

É a primeira Lua Cheia do ano. Recebe esse nome devido ao uivo mais pronunciado dos lobos famintos que clamam por alimento no inverno no Hemisfério Norte. Em 2024 o plenilúnio ocorrerá em 25 de janeiro no signo de Leão.

Lua Cheia de fevereiro: a Lua da Neve

Esta luação é assim chamada devido ao clima nevado do Hemisfério Norte. Para as tribos, era um dos períodos mais difíceis, pois as nevadas lhes impediam de caçar e se abastecer. Neste 2024, a Lua Cheia será no dia 24 de fevreiro, no signo de Virgem.

Lua Cheia de março: a Lua da Minhoca

Para o Hemisfério Norte, esta é a última Lua Cheia do inverno, enquanto, para nós no Hemisfério Sul, marca a última Lua Cheia do verão. É chamada assim devido aos rastros de vermes que aparecem no solo recentemente descongelado. Em 2024, a Lua Cheia será em 25 de março, no signo de Libra.

Lua Cheia de abril: A Lua Rosa

Este plenilúnio coincide com o crescimento de uma espécie de flor selvagem chamada Phlox Subulata ou Rosa de Musgo. De fato, para o Hemisfério Norte, a primavera já começou. Este ano de 2024, ocorrerá em 24 de abril, no signo de Escorpião.

Lua Cheia de maio: A Lua das Flores ou Lua de Leite

A denominação vem dada graças à abundante floração que ocorre à medida que a primavera avança no Hemisfério Norte. Esta Lua também marca uma festividade sagrada para o budismo, o Vesak, que comemora os ensinamentos sagrados de Siddharta Gautama, o Buda. Em 2024 ocorrerá no dia 23 de maio, no signo de Sagitário.

Lua Cheia de junho: A Lua de Morango

É chamado assim graças à colheita de morangos que ficam vermelhos e maduros durante este mês. Para os nativos americanos, era uma curta temporada em que podiam colher essas frutas da floresta antes da chegada do verão. Esta Lua Cheia em 2024 será em 22 de junho, no signo de Capricórnio.

Lua cheia de julho: a Lua do Cervo ou Trovão

Nesta época do ano, os machos cervos começam a crescer chifres, que mudam todos os anos e também é chamado de Lua Cheia de Trovão devido às tempestades que ocorrem durante este mês. Este plenilúnio será no dia 21 de julho, em Capricórnio.

Lua Cheia de agosto: A Lua do Esturjão

É assim chamado porque, no Hemisfério Norte, trata-se das semanas de pesca do esturjão. Ocorrerá no dia 19 de agosto e transitará pelo signo de Aquário.

Lua Cheia de setembro: a Lua da Colheita ou do Milho

Nessas datas, os cultivos são colhidos no final da estação de verão no Hemisfério Norte. Neste mês, a Lua aparece particularmente brilhante e surge cedo no céu, o que permite que os agricultores continuem colhendo durante a noite toda. Este plenilúnio será em 18 de setembro, em Peixes.

Lua Cheia de outubro: A Lua do Caçador

É o período preferido para caçar veados e raposas que não podem se esconder nos campos, livres de vegetação. Ocorrerá no dia 17 de outubro, no signo de Áries.

Lua Cheia de novembro: A Lua do Castor

Este plenilúnio adquire esta denominação graças à intensa atividade dos castores, que vão construindo suas maravilhosas guaritas para os dias mais frios que se aproximam no Hemisfério Norte. Ocorrerá no dia 15 de novembro, no signo de Touro.

Lua Cheia de dezembro: a Lua Fria

Esta Lua Cheia indica a chegada do inverno nos países do Hemisfério Norte, dando início à época mais fria. Será em 15 de dezembro, em Gêmeos.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO