Ana Paula Araújo, apresentadora do Bom Dia Brasil, lançou no início de outubro o livro ‘Abuso – A Cultura do Estupro no Brasil’ que revela histórias terríveis que aconteceram em nosso país.
Em entrevista ao Catraca Livre, a jornalista afirmou que a situação de abuso no Brasil é mais comum que do imaginamos e que “a sociedade costuma privilegiar a palavra do homem e colocar a da mulher em dúvida”.
Você também pode se interessar por:
- Mulheres se juntam para defender primeira-ministra da Finlândia criticada por “decote indecente”
- NOSSAS abre inscrições para programa que pretende treinar meninas ativistas
- Número de casos de feminicídios no Brasil cresce 1,9% no primeiro semestre deste ano
- Professora é premiada após reunir pais e alunos para aprenderem sobre a África
- O Boticário treinará mulheres 40+ como influenciadoras digitais e estamos muito felizes com a notícia
De acordo com a jornalista, o livro foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de quatro anos. Ela identificou que a maioria dos estupros não são cometidos por maníacos que atacam em, por exemplo, parques ou ruas, mas são pessoas comuns, como amigos, vizinhos e companheiros.
“É importante desmistificar a ideia de que o estuprador só age em ruas desertas, tarde da noite, contra mulheres descuidadas. Os casos acontecem a qualquer horário, o estuprador em geral conhece a vítima e não há nenhum comportamento da vítima que estimule ou impeça um estupro. É absurdo pensar que mulheres com roupas decotadas façam alguém se tornar um estuprador.”, comenta a jornalista em entrevista o Catraca Livre.
LEIA TAMBÉM