Notícias

Com decisão histórica, México descriminaliza o aborto

A Suprema Corte do México descriminalizou o aborto após decisão histórica

Reuters

A Suprema Corte do México decidiu por unanimidade, na última terça-feira (7), descriminaliza o aborto após uma decisão judicial.

ANÚNCIO

“A partir de agora não será possível processar nenhuma mulher que faça aborto nos casos considerados por este tribunal”, disse o presidente do tribunal, Arturo Zaldívar.

Ele ainda acrescentou que a decisão trata-se de “um nova via de liberdade, clareza, dignidade e respeito, e um grande passo em frente na sua luta histórica pela igualdade e pelo exercício dos seus direitos”.

+ NOTÍCIAS

  1. Mulher viraliza ao celebrar seu divórcio como Nicole Kidman
  2. Empresa dá folga para que seus colaboradores assistam nova temporada de La Casa de Papel
  3. “Já acabou, Jéssica?” Jovem abandonou os estudos por depressão após virar meme
  4. Mãe “luta” bravamente com um Puma para salvar seu filho de 5 anos

A partir da decisão, a justiça do México abriu precedente para a interrupção voluntária da gravidez. Antes da decisão, a Cidade do México e em três outros estados permitiam o aborto durante as primeiras 12 semanas de gestação.

Segundo estimativa do Instituto Guttmacher, mais de 1 milhão de abortos são realizados anualmente no México de forma clandestinamente e em condições inseguras. Atualmente, na América do Sul, somente o Uruguai, Argentina, Cuba e Guiana permitem o aborto em qualquer circunstância no início da gravidez.  

LEIA TAMBÉM

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias