Notícias

HIV: ‘cura funcional’ é aprovada para testes em humanos

Ela é conhecida como EBT-101 e está sendo desenvolvida em parceria com pesquisadores da Universidade Temple, nos EUA

ANÚNCIO

De acordo com comunicado à imprensa (em inglês) da empresa de biotecnologia Excision BioTherapeutics, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos aprovou o teste em humanos de uma “cura funcional” para o HIV.

Ela é conhecida como EBT-101 e está sendo desenvolvida em parceria com pesquisadores da Universidade Temple, nos EUA. A EBT-101 corta várias partes do genoma do vírus em uma tentativa de torná-lo incapaz de sofrer mutação dentro do corpo.

⋅ ⋅ ⋅

Leia também

⋅ ⋅ ⋅

Segundo a empresa, a tecnologia poderia “curar funcionalmente” os humanos que vivem com o HIV, já que pesquisas mostraram a sua eficácia na remoção do DNA proviral do HIV — uma forma latente do vírus que se replica com as células humanas.

O CEO da Excision, Daniel Dornbusch, explicou o termo “cura funcional”. Para ele, significa que pequenas quantidades de HIV podem permanecer no organismo, mas não a um nível que acusasse um teste positivo.

⋅ ⋅ ⋅

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO