Notícias

“O Brasil não quer mulheres negras nos espaços de poder”, afirma vereadora

A professora Ana Lúcia Martins é a primeira e única vereadora negra de Joinville

ANÚNCIO

Ana Lúcia Martins é professora e se tornou a primeira e única vereadora negra de Joinville, cidade catarinense com 605 mil habitantes. De acordo com a professora, sua presença nesse espaço rompe com uma estrutura de poder.

“Minha presença na Câmara de Vereadores de Joinville rompe com um processo de ausência de mulheres negras nos espaços de poder”, afirmou em entrevista a Carta Capital.

Contudo, Ana reflete que ainda há um longo caminho a percorrer. Isso porque as mulheres negras são os principais alvos de violência política, segundo pesquisa do Instituto Marielle Franco.

“Eu não pude comemorar a minha eleição, eu fui impedida de comemorar a minha chegada à Câmara. Nós tínhamos pensado em uma grande festa, na rua, em uma praça, mas em razão das ameaças isso não foi possível. É como se estivessem dizendo: qualquer pessoa pode ocupar esse lugar, desde que não seja uma mulher negra”, revela.

“Fui vítima do racismo que quer que as mulheres negras permaneçam no lugar da invisibilidade, como se nós não pudéssemos representar nada nem ninguém. Como se não pudéssemos estar em um lugar de tomada de decisão, de disputa. Esse racismo se reflete também nos processos de violência simbólica que vivencio diariamente na Câmara, como as tentativas de interdição da minha fala por parte de homens brancos”, comenta.

Para aquelas mulheres que desejam concorrer a um cargo na política nas próximas eleições, a vereadora deseja coragem. “É difícil, mas nós não podemos deixar de ocupar esses espaços, de estar nesses espaços. Se nós não estivermos, quem vai falar por nós, pelos nossos?”, finaliza.

NOTÍCIAS

Ex-candidata a vereadora (PT) agride funcionária da Havan

Anitta bloqueia Jair Bolsonaro no Twitter e expõe nova estratégia de marketing do presidente

Vereadora pede cassação de colega que disse estar pronto para matar 500 petistas

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO