Notícias

Porquê especialistas pedem a legalização do uso de maconha no Brasil, proposta defendida por Tabata Amaral

Em entrevista a revista Marie Claire, a deputada federal defendeu a legalização da substância

Porquê especialistas pedem a legalização do uso de maconha no Brasil, proposta defendida por Tabata Amaral
Porquê especialistas pedem a legalização do uso de maconha no Brasil, proposta defendida por Tabata Amaral (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

O debate sobre a descriminalização do uso de maconha no Brasil não é novidade para quem acompanha os noticiários nacionais e o assunto ganhou mais uma defensora recentemente.

ANÚNCIO

A deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral (PSB), que está em seu segundo mandato e foi o oitavo nome mais votado para o cargo na Câmara Federal, concedeu uma entrevista a revista Marie Claire, onde falou sobre o assunto.

Criada na Vila Missionária, periferia de São Paulo, e filha de uma diarista, aos 18 anos perdeu o pai em decorrência da dependência química. A deputada defende que o uso de drogas não seja mais tratado como uma questão de polícia, mas sim de saúde publica.

Para a Tabata, a criminalização da maconha reforça estereótipos de preconceito contra a população negra e periférica do país.

“O Brasil tem uma das populações carcerárias mais altas do mundo e isso se deve a muitos fatores, como o tempo de julgamento no Brasil. [...] Essa discussão é complexa e é impactada também pela questão da chamada guerra às drogas. Olhando para experiências positivas de outros países, defendo a legalização da maconha”, explica a deputada.

“Estudos mostram que inúmeros jovens periféricos são presos por causa do uso da maconha, muitas vezes de uma quantidade muito pequena. A gente precisa passar por uma transição, para deixar de encarar o uso – e não a comercialização ilegal – como uma questão de saúde e não de polícia e segurança. Digo isso com muita propriedade, pois perdi meu pai para as drogas”, completa.

Mas por quê se defende a legalização da maconha no Brasil?

O consenso entre especialistas, é de que, assim como defende Tabata, a legalização da substância permitiria a criação de dispositivos legais para tratar pessoas com dependência química, regulamentação do mercado e diminuição da população carcerária.

ANÚNCIO

Outro ponto que entra para o debate, é a questão econômica para o país. Um estudo feito pela empresa de inteligência de mercado de cannabis Kaya Mind estima uma arrecadação de R$ 8 bilhões no período de quatro anos após a legalização no país.

O cálculo levou em conta a regulamentação de todas as formas de consumo, ou seja, medicinal, cânhamo (planta de cannabis) e recreativo.

O que pensam os brasileiros sobre a legalização da maconha?

Uma pesquisa do PoderData revelou que 29% dos brasileiros - ou seja, um que cada três - são a favor da liberação do uso da maconha para adultos, enquanto 65% são contra. Outros 6% não souberam responder ao levantamento, realizado entre 29 e 31 de janeiro.

Recentemente, o estado de São Paulo sancionou a lei de acesso à cannabis medicinal no SUS (Sistema Público de Saúde) do Estado. O projeto, de autoria do deputado Caio França (PSB), teve o apoio de mais de 41.000 pessoas por meio de petição online. 

· · ·

+ NOTÍCIAS:

Humorista Lea Maria denuncia Juliano Gaspar por violência doméstica

Vídeo: mãe dá à luz no banheiro e viraliza no TikTok - e essa não é a única surpresa

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias