A comemoração do Dia das Mães já é algo tão presente em nossas vidas, que talvez você nunca tenha parado para se perguntar o porquê de termos uma data para exaltar a maternidade e porque o fazemos em maio.
ANÚNCIO
Apesar de ser a segunda data que mais movimenta o comércio, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães não nasceu como uma celebração comercial, segundo este texto publicado pelo portal Terra. Ficou curiosa para saber mais sobre? Pois aqui vamos te explicar tudinho sobre a data.
Como surgiu o Dia das Mães
O primeiro registro de celebração da data é do início do século 20, quando Ana Jarvis, uma norte americana, propôs a data depois de perder a sua mãe, em 1905. Preocupadas com a o estado emocional de Jarvis, suas amigas sugeriram uma festa para eternizar a memória de sua falecia mãe e daí nasceu a ideia do Dia das Mães.
Desde então, Anna Jarvis passou a enviar cartas para congressistas americanos, governadores e celebridades pedindo a criação de um feriado em homenagem às mães, o “Dia das Mães”. A criação só foi feita em 1911.
Apesar do sucesso em conseguir a oficialização da data, uma das grandes decepções de Anna Jarvis, foi que ela não esperava que o dia seria tão abraçado por campanhas publicitárias e transformado em uma data comercial. Anos depois da criação da data comemorativa, a militante passou a pedir o fim dela, segundo o livro “Em Memória da Maternidade: Anna Jarvis e a Luta pelo Controle do Dia das Mães”, escrito pela historiadora Katharine Antolini.
O Dia das Mães no Brasil
Aqui no Brasil, a data foi oficializada em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. O texto diz que o Dia das Mães foi estabelecido para que se comemore os “sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.
No entanto, apesar da oficialização apenas na década de 30, há relatos de que a data já era celebrada antes disso. O primeiro registro da comemoração em solo brasileiro teria ocorrido em 1918, em Porto Alegre, por iniciativa da Associação Cristã de Moços do estado.
ANÚNCIO
Por que comemoramos no segundo domingo de maio?
Nos Estados Unidos, o dia escolhido para a celebração teria relação a data da morte da mãe de Anna Jarvis, em 9 de maio. Assim, em 1914, o congresso norte americano estabeleceu que todo segundo domingo de maio seria comemorado o Dia das Mães no País.
O Brasil seguiu a mesma lógica, mas outros países celebram o Dia das Mães em outras datas e tem diferentes origens também. Na Inglaterra, por exemplo, o Dia das Mães foi criado sob influência da igreja católica romana e do próprio Império Romano. Assim, a data é comemorada no último domingo da Quaresma. O dia também coincide com o festival de Hilária, que homenageia a deusa Cibele, a “Grande Mãe” segundo a tradição romana.
· · ·
+ MATERNIDADE:
Spa pós-parto: Claudia Raia faz procedimentos em spa de luxo; veja o valor pago pela atriz
Você tem um medo extremo de engravidar ou de dar à luz? Pode ser tocofobia
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.