Notícias

Racismo: Ginecologista diz à paciente que mulheres negras têm cheiro forte nas partes íntimas

A ginecologista Helena Malzac virou ré em um processo judicial de racismo

mulheres negras
Redes sociais

A ginecologista Helena Malzac foi denunciada pelo crime de racismo após dizer a uma paciente, no início do ano passado, que a maioria das mulheres negras tem cheiro forte nas partes íntimas. A paciente, de 19 anos, chegou ao consultório para uma consulta particular para colocar uma DIU.

ANÚNCIO

Após a consulta, a paciente foi a delegacia e registoru um Boletim de Ocorrência (BO). O Ministério Público denunciou a ginecologista Helena Malzac pelo crime de racismo, porque, além da jovem, a médica se referiu ao conjunto de mulheres negras.

Em entrevista Fantástico da TV Globo, a jovem revelou que ainda sofre com o que aconteceu. “Ela disse que mulheres pretas têm mais probabilidade de ter um cheiro forte nas partes íntimas. De início eu me senti vulnerável, fiquei no meu canto”, conta a moça.

“Na consulta comecei a ouvir que as pessoas negras tinham odores diferentes e aí veio meio um estranhamento. Comecei a gravar essa conversa porque, a partir desse estranhamento, eu entendi que não se tratava de uma informação útil para aquele momento”, relata.

Leia a conversa abaixo:

Médica Helena Malzac: Muito forte, aqui, oh. Quando você sua, o cheiro piora. É a mesma coisa do sovaco. É o mesmo cheiro, é um cheiro forte, mas é por causa da cor e do pelo. Você vai ser a vida inteira assim, então, você tem que se preocupar com isso, tá?

Luana: Mas quando você fala da cor e do pelo, você tá dizendo que isso só acontece em pessoas negras?

ANÚNCIO

Médica Helena Malzac: É, é muito comum. Não é 90%, mas a gente coloca uns 70%.

Luana: Então, tipo, tem a ver com melanina?

Médica Helena Malzac: Tem a ver com a melanina também.

Melanina é o pigmento que dá cor à pele, aos pelos e aos olhos. Na pele negra, a quantidade de melanina é maior.

“Quando a médica saiu falei: ‘você percebeu o que aconteceu?’ Aquele argumento que a médica nos deu foi algo racista e eu preciso que você tenha noção disso”, conta Luana.

+ Notícias

Mulher catatônica desperta após 20 anos e sua história pode mudar a psiquiatria

Menina de 10 anos é encontrada após passar a noite perdida nas montanhas nos EUA

Esposa do cantor Sorocaba é criticada após publicar dicas sobre casamento: “fale com mansidão”

Especialista deixou todos chocados ao revelar por que as mulheres não devem usar vermelho em casamentos

· ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias