Elon Musk é um personagem até certo ponto enigmático que tem fascinado e horrorizado em igual medida grande parte da comunidade científica e tecnológica nos últimos anos. Seus avanços e conquistas em alguns campos com Tesla Motors, Neuralink e SpaceX são inegáveis, mas há outras facetas onde seu comportamento tem sido questionável.
ANÚNCIO
Talvez o exemplo mais claro é a questão de suas afinidades políticas. Onde toda a recente confusão após a tentativa de assassinato de Donald Trump terminou por marcar de forma explícita seu apoio ao candidato republicano sob uma série de argumentos que não têm escapado de debates e críticas de todos os tipos.
Mas é precisamente aqui onde se torna muito interessante ouvir a voz de um sujeito admirável por sua trajetória que o conheceu pessoalmente e que lidou com o magnata no âmbito profissional e técnico. Para nos dar uma ideia mais consistente e robusta sobre a verdadeira personalidade do milionário.
Garrett Reisman fala sobre sua trajetória e a experiência profissional que teve com Elon Musk
Garrett Reisman, ex-astronauta da NASA, ex-diretor de Operações Espaciais da SpaceX e atualmente assessor sênior da empresa de Musk, acaba de ser entrevistado pelo jornal espanhol El Mundo, onde a repórter Teresa Guerrero viajou para Bratislava para conversar com Reisman, que participou do Festival de ciência e música Starmus.
Na conversa, o sujeito teve a oportunidade de falar sobre sua trajetória profissional, sua passagem pela NASA, algumas das experiências mais marcantes que teve no campo da exploração e seu período na SpaceX. Inevitavelmente, o tema da conversa girou em torno de Elon Musk. Mas francamente, foi surpreendente e até mesmo lisonjeiro o que ele disse sobre o magnata:
"O que posso dizer sobre ele é que é extremamente inteligente. E o que mais me impressionou não foi a profundidade de seus conhecimentos sobre um tema, que é o habitual. [...] Para mim, era impressionante que ele pudesse dominar tantos temas diferentes, tomar decisões sobre eles e conversar com pessoas que passaram toda a carreira em um campo muito específico."
Ele é muito determinado, provavelmente a pessoa mais motivada que conheci, tem uma determinação tremenda. Ele não permite que ninguém lhe diga que a resposta é não. Mas também, e vou mencionar isso porque ele disse publicamente, ele tem Asperger.
ANÚNCIO
De acordo com Reisman, essa condição levou Elon a ser "um pouco errático" na forma como trata as pessoas. Embora antes ele mantivesse isso em privado, desde sua participação no Saturday Night Live tornou-se uma situação de domínio público, o que explica em grande parte algumas de suas ações e comportamentos.
A disputa entre a NASA, Elon Musk e a SpaceX teve que ser mediada por Garrett Reisman
Uma parte cativante da entrevista é a revelação de como começou a colaboração em equipe entre a agência espacial NASA e a empresa privada de Elon Musk. Onde os atritos ocorreram mais de uma vez:
"Na SpaceX, há uma cultura muito diferente. Grande parte do meu trabalho consistia em tentar fazer com que a NASA e a SpaceX trabalhassem juntas, o que me deu muitas dores de cabeça, já que eram organizações completamente diferentes. No início, havia muito pouca confiança e respeito mútuo."
Na NASA, eles pensavam que os da SpaceX eram um bando de loucos imprudentes que não sabiam o que estavam fazendo, enquanto os da SpaceX viam as pessoas da NASA como velhos dinossauros que haviam esquecido como fazer engenharia de verdade.
A NASA acabou contribuindo para que a empresa de Elon Musk tivesse processos mais rigorosos para ajudar a evitar acidentes. Ao mesmo tempo, a NASA se viu empurrada para fora de sua zona de conforto. Na linha tradicional do processo, a agência espacial era quem projetava tudo e o contratante, neste caso a SpaceX, apenas fabricava o que era solicitado.
Para esta nova era espacial, os papéis mudaram, a empresa de Musk tem muito mais peso e participação em todos os projetos, e isso foi alcançado graças à intervenção de Reisman.