Nesta segunda-feira, Elon Musk fez uma declaração relacionada a Optimus, seu robô humanoide “de uso geral” impulsionado por inteligência artificial (IA) e capaz de realizar tarefas perigosas, repetitivas ou entediantes que os humanos preferem evitar.
Em sua conta no X (anteriormente Twitter), Musk indicou que a Tesla começará a usar internamente esses robôs no próximo ano, com o objetivo de produção em larga escala para outras empresas em 2026.
"O CEO escreveu: 'A Tesla terá robôs humanoides genuinamente úteis em baixa produção para uso interno da empresa no próximo ano e, com sorte, em alta produção para outras empresas em 2026'."
A empresa vem trabalhando no desenvolvimento de um robô humanoide há vários anos. O objetivo da Tesla para o Optimus é que ele seja um robô autônomo, bípede e que apoie os humanos em tarefas chatas e/ou perigosas.
Como é que o Optimus evoluiu?
O primeiro protótipo do Optimus foi apresentado por Musk em 2022. Naquele momento, o robô consistia em uma estrutura básica de cabos e metal com uma forma vagamente humana. Esta primeira geração de Optimus podia realizar movimentos muito básicos, como dar alguns passos e cumprimentar o público.
No ano passado, a Tesla mostrou a próxima geração do Optimus, com um design mais elegante, características aprimoradas e sensores avançados que permitem ao robô trabalhar mais rapidamente. Em um vídeo, o robô demonstra sua habilidade em pegar, segurar e soltar um ovo sem quebrá-lo, uma façanha que destaca o progresso significativo em seu desenvolvimento.
Quais desafios o desenvolvimento do Optimus enfrentou?
Embora Elon Musk tenha prometido que o Optimus estará disponível até 2026, seu histórico sugere que essa data pode ser muito otimista: o CEO da Tesla tem uma tendência a subestimar o tempo necessário para desenvolver novas tecnologias.
A título de exemplo, em 2017, Musk anunciou os planos da The Boring Company, outra de suas empresas, para construir o Hyperloop, um sistema de transporte baseado em cápsulas, com capacidade para mover passageiros que poderiam sair e chegar ao centro das cidades e se deslocar a velocidades semelhantes às de um avião. Além disso, em 2019, ele previu que a Tesla teria um milhão de robotáxis autônomos nas ruas até 2020. Nenhuma dessas ideias se concretizou.
Quais outras empresas estão trabalhando no desenvolvimento de robôs?
O conceito de robôs humanoides não é novo e várias empresas, como Boston Dynamics (da Hyundai), já começaram a produção de modelos semelhantes.
Apesar de a Tesla ser conhecida principalmente pelos seus veículos elétricos, Musk demonstrou um grande interesse no desenvolvimento de tecnologia potencializada por IA. Lembremos que, além de Optimus, o magnata prometeu veículos autônomos com tecnologia de autocondução.
E embora ainda esteja por ver se os prazos anunciados por Musk serão cumpridos, a visão de um futuro onde os robôs humanoides realizam tarefas repetitivas e perigosas está cada vez mais próxima de se tornar realidade.