Os neandertais foram a raça dominante do planeta Terra por pelo menos 360 mil anos. Todos os estudos científicos afirmam que os humanos atuais são descendentes diretos dessa espécie. Portanto, arqueólogos e pesquisadores de diferentes partes do mundo dedicam-se a compreender seus modos de vida, com a intenção de encontrar semelhanças e diferenças com as formas como nos comportamos atualmente.
Uma das coisas mais essenciais para investigar sobre a espécie eram seus métodos de cozinha para se alimentar, algo que tem sido muito complexo para os cientistas que encontraram fósseis dos neandertais e ossos de animais próximos a eles.
Estudos anteriores concluíram que os neandertais comiam carne de leão e urso. Os restos desses dois animais foram analisados por peritos forenses, que descobriram que foram esquartejados, sinais de que as manadas da raça precursora dos humanos os mataram para consumo alimentar.
No entanto, caçar ursos, leões ou qualquer outro animal selvagem daquela época não era uma prática diária. O consumo de aves era muito mais comum entre os neandertais. No entanto, as poucas evidências arqueológicas tornam muito difícil saber de forma concreta como os humanos da pré-história se alimentavam.
Cientistas franceses, portugueses e espanhóis realizaram um experimento interessante com cinco aves que morreram de forma natural, nos quais executaram vários métodos teorizados da cozinha neandertal, para ver se o resultado final era semelhante aos poucos restos de fósseis de aves encontrados na história.
A cozinha do neandertal
O experimento foi realizado pelo Institut Català de Paleoecologia Humana i Evolució Social (IPHES), pela Universitade Rovira i Virgili e pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa. Os resultados foram publicados na Frontiers in Environmental Archaeology.
Algumas das aves foram cozidas diretamente após serem depenadas. Outras foram primeiramente cortadas em pedaços e depois cozidas, e no terceiro caso foram cortadas em pedaços e a carne foi retirada dos ossos.
A ideia dos cientistas era ver como os ossos ficavam em cada caso e comparar com os registros arqueológicos.
Embora fosse muito provável que os neandertais comessem aves cruas, em muitos casos há evidências de que as assavam. No entanto, é possível que as tenham primeiro esquartejado, pois nos casos em que o animal foi cozido inteiro, os ossos sofreram muitos danos, a ponto de não serem recuperados.
Então, os cientistas concluem que se os neandertais tivessem feito isso, nunca teriam encontrado fósseis de aves. No entanto, o escasso registro arqueológico os faz pensar que é possível que eles cozinhavam das duas maneiras.
Os especialistas concordam que há uma necessidade de novos projetos sobre os métodos de cozinha dos neandertais, mas esta pesquisa abriu as portas para um debate que discute até mesmo os utensílios que nossos antepassados usavam, já que parte do estudo também se concentra no início da indústria de ferramentas de cozinha na história da humanidade.