Os emoticons surgiram décadas atrás para economizar o uso do teclado. Com o tempo, evoluíram até se tornarem nos emojis que conhecemos hoje em dia: uma série de pequenos desenhos que fazem parte cotidiana da nossa comunicação.
Agora, é praticamente impossível enviar uma mensagem para um familiar sem que venha acompanhada de um emoji amarelo ou coração. Se o relacionamento é próximo, o fato de enviar um texto sem estar acompanhado por um emoji pode até levantar algumas suspeitas.
No entanto, embora a parte prática desses ícones seja óbvia e sua grafia muito fácil, seu alcance psicológico e social é mais complexo. De fato, inúmeros deles são mal interpretados porque nem todos conhecem seu significado pré-determinado e quando usá-los.
A confusão ocorre especialmente com ideogramas ambíguos em relação ao que representam ou são novos no catálogo. Como o do rosto amarelo com os olhos fechados, um leve sorriso e linhas laterais que sugerem um movimento de cabeça horizontal.
Se você é daquelas que não entende muito bem o que simboliza, veio ao lugar certo porque, a seguir, vamos te contar o significado deste emoji para que você possa usá-lo sem dúvidas daqui em diante.
O que significa o emoji balançando a cabeça horizontalmente?
Emojipedia, a chamada enciclopédia dos emojis, afirma em seu site que este pictograma é chamado de "Cabeça movendo-se horizontalmente" e representa o gesto de balançar a cabeça, o qual é comumente usado para expressar negação, rejeição ou desacordo em muitos lugares.
Por sua vez, Emojiterra também afirma que simboliza "uma pessoa balançando a cabeça de um lado para o outro (...) para significar um 'não'". A página, também dedicada a desvendar os significados dos emojis, afirma que também pode ser usada para expressar incredulidade em um contexto.
Além disso, destaca que pode ser usado para substituir a palavra “não” ou “expressar uma discordância ou rejeição pacífica, mas firme”. Vale ressaltar que este emoji é um recém-chegado.
A sua aprovação como parte do Emoji 15.1 foi apenas em setembro de 2023, mas a sua chegada à maioria das redes sociais e plataformas de mensagens, como o WhatsApp, foi durante este ano.