Notícias

“O melhor caminho a seguir é passar o bastão para uma nova geração”: Biden explica decisão

O Presidente dos Estados Unidos insinuou em um discurso ao país que estava buscando “salvar a democracia”

ANÚNCIO

Num discurso de 11 minutos do Salão Oval da Casa Branca, reservado apenas para anúncios importantes e momentos de crise, o Presidente Joe Biden anunciou na noite de quarta-feira as razões para desistir de concorrer à reeleição e apoiar Kamala Harris para as eleições nacionais em 5 de novembro.

O Presidente dos Estados Unidos havia anunciado através das redes sociais no último domingo sua decisão de não concorrer a um segundo mandato, mas teve que esperar alguns dias antes de se dirigir à nação porque estava confinado em sua casa de praia em Delaware, devido ao Covid-19, e só retomou suas funções oficiais em Washington ontem.

Biden falou sobre “salvar a democracia”

O presidente começou dizendo: "Foi uma honra servir como seu Presidente. Mas em defesa da democracia, que é o que está em jogo, é mais importante do que qualquer título. Encontro força e alegria em trabalhar para o povo. Mas essa tarefa sagrada de aperfeiçoar nossa União não é sobre mim. É sobre você. Sobre suas famílias. Sobre seus futuros."

Num tom sóbrio, Joe Biden afirmou que "A América está em um ponto de inflexão. Devemos escolher entre avançar ou retroceder. Entre esperança e ódio. Entre união e divisão. Temos que decidir: Ainda acreditamos em honestidade, decência e respeito? Em liberdade, justiça e democracia?"

Para alcançar esse objetivo, o Presidente dos Estados Unidos acrescentou: “Nas últimas semanas, ficou claro que eu precisava unir meu partido nesta tarefa crítica. Acredito que meu histórico, minha liderança e minha visão para o nosso futuro mereciam um segundo mandato, mas nada pode impedir a salvação de nossa democracia. E isso inclui ambição pessoal. Então, decidi que a melhor forma de avançar é passar o bastão para uma nova geração. Essa é a melhor maneira de unir nossa nação”.

Depois disso, ele explicou seu apoio à sua Vice-Presidente Kamala Harris, dizendo: “ela é experiente, forte, capaz. Ela tem sido uma parceira incrível para mim e uma líder para nosso país”.

Em seu discurso, Biden nunca mencionou diretamente Donald Trump.

Qual é o próximo passo para Joe Biden?

O presidente definiu seus principais objetivos para os próximos seis meses. "Continuarei a reduzir os custos para as famílias trabalhadoras e a expandir nossa economia. Continuarei a defender nossas liberdades pessoais e direitos civis, desde o direito de voto até o direito de escolha. Continuarei a chamar a atenção para o ódio e o extremismo, e deixar claro que não há lugar na América para a violência política, ou qualquer violência, nunca", disse ele.

Ao lado da famosa mesa Resolute onde ele proferiu seu discurso, Joe Biden foi acompanhado por sua esposa, Jill, bem como seus filhos, Ashley e Hunter.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO