O terremoto de magnitude 4,4 da segunda-feira, centrado a quatro milhas a nordeste do centro de Los Angeles, foi modesto, mas teve um grande impacto. Embora não tenham sido relatados danos significativos, os especialistas afirmam que o tremor ocorreu na área geral de um perigoso sistema de falhas, que há muito tempo temem ser capaz de causar um terremoto catastrófico no coração da cidade.
A falha
"A especialista em terremotos Lucy Jones disse: É um lembrete de que esta é na verdade nossa falha mais perigosa, superando a de San Andreas."
O comprimento da falha que se rompeu e causou o terremoto de segunda-feira era relativamente pequeno, talvez apenas alguns centenas de metros de largura. Terremotos pequenos ocorrem o tempo todo em falhas relativamente pequenas e na maioria das vezes não são seguidos por nada maior.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
No entanto, os angelinos têm sentido o estrondo desde junho devido aos terremotos que se centraram no bairro de El Sereno, no lado leste da Califórnia. E é um lembrete das ameaças sísmicas que com muita frequência são ignoradas no sul da Califórnia.
O terremoto de segunda-feira, cujo epicentro foi localizado a cerca de 330 metros a sudoeste da Huntington Drive e da Eastern Avenue, ocorreu na mesma área que um par de terremotos no início de junho (um de magnitude 3,4 em 2 de junho e outro de magnitude 2,8 em 4 de junho), também associados ao sistema de falhas de empuxo de Puente Hills. Também ocorreu um terremoto de magnitude 2,9 na área em 24 de junho.
Falha inversa de Puente Hills
A falha inversa de Puente Hills é uma área ampla e retangular. As áreas diretamente sobre a falha sofreriam tremores intensos em caso de um grande terremoto.
"Todos esses terremotos estão bem espaçados em três dimensões, logo abaixo do plano principal de falha de Puente Hills", disse o professor de ciências da terra da USC James Dolan. "Todos estão associados ao mesmo grupo de pequenos eventos."
"Mas o mais importante é que são eventos muito pequenos. São terremotos muito pequenos que não necessariamente significam nada em termos de ser potencialmente o presságio de um futuro terremoto de grande magnitude no eixo de Puente Hills", disse Dolan.
Mesmo assim, as pessoas devem estar cientes das perigosas falhas que estão localizadas sob a área metropolitana de Los Angeles.