A Convenção Nacional de 1968 representa uma mancha escura na história do Partido Democrata devido aos enormes protestos contra a Guerra do Vietnã e pelos direitos civis, e à brutal repressão da polícia de Chicago. Vários filmes e documentários foram feitos sobre esse evento, sendo o mais recente “O Julgamento dos 7 de Chicago” na Netflix.
Em 2024, a Convenção Nacional Democrata também acontecerá na "Cidade dos Ventos" em Illinois e, curiosamente, uma série de eventos semelhantes aos que ocorreram em 1968 se repetiram.
O presidente democrata se recusa a concorrer à reeleição
Lyndon Johnson não foi um presidente popular. Ele chegou à Casa Branca como companheiro de chapa de John F. Kennedy e assumiu o cargo mais alto nos Estados Unidos após o assassinato de JFK em Dallas.
Embora tenha vencido as eleições presidenciais em novembro de 1964 por uma ampla margem contra o republicano Barry Goldwater, a agitação política nos quatro anos seguintes, especialmente a Guerra do Vietnã, reduziu drasticamente sua popularidade ao ponto de Robert F. Kennedy (irmão de JFK) decidir desafiá-lo nas primárias democratas. Duas semanas depois disso, LBJ anunciou em rede nacional que não competiria pela reeleição.
Existem várias semelhanças com Joe Biden. Ele é democrata, tem baixa popularidade e uma guerra, neste caso, o apoio dos Estados Unidos a Israel no conflito em Gaza, diminuiu seu apoio entre a população mais jovem. E embora Biden tenha garantido a vitória nas primárias democratas, ele optou por renunciar à reeleição.
O candidato democrata era o vice-presidente
Tanto em 1968 quanto em 2024, os presidentes que declinaram de concorrer à reeleição escolheram apoiar seus vice-presidentes, mas de formas muito diferentes.
A corrida presidencial democrata em 1968 foi trágica, já que Robert Kennedy foi assassinado em junho e, na Convenção Nacional Democrata, o Vice-Presidente Hubert Humphrey garantiu a maioria dos votos dos delegados, em parte graças aos líderes do partido, derrotando candidatos mais abertos a alcançar a paz na Guerra do Vietnã.
No caso de Kamala Harris, ela não teve concorrência, embora, assim como Humphrey, não tenha participado de nenhuma primária.
Tentativa de assassinato contra um candidato presidencial
A trágica história de 1968, com o assassinato de Robert F. Kennedy meses após o de Martin Luther King Jr., veio à mente de muitos nos Estados Unidos em 14 de julho com a tentativa de assassinato de Donald Trump.
A última tentativa de assassinato contra um candidato presidencial ocorreu em 1972, quando Arthur Bremer atirou no democrata George Wallace, deixando-o paralisado.
Depois disso, houve duas tentativas de assassinato contra os presidentes Gerald Ford (1975) e Ronald Reagan (1981).
Uma guerra impopular com efeitos políticos
A Guerra do Vietnã foi a principal razão que forçou Lyndon Johnson a desistir da corrida presidencial e que dividiu o Partido Democrata em 1968.
A guerra em Gaza, onde Israel conta com o apoio dos Estados Unidos, diminuiu a popularidade de Joe Biden e ameaçou o Partido Democrata de perder tanto a eleição presidencial quanto algumas cadeiras parlamentares em um estado-chave como Michigan.
Embora Kamala Harris não tenha se afastado da política oficial dos EUA, ela também adotou um tom mais crítico para questionar as mortes de civis em Gaza.
Os ativistas contra a Guerra de Gaza convocaram várias manifestações em Chicago, assim como aconteceu em 1968 com protestos contra a Guerra do Vietnã.
A data das eleições gerais
As eleições presidenciais, parlamentares e de governadores de 1968 ocorreram em terça-feira, 5 de novembro, no mesmo dia e data das eleições de 2024 (legalmente marcadas para a primeira terça-feira de novembro).
Naquela época, os Republicanos conseguiram a vitória graças a Richard Nixon, que obteve 301 votos eleitorais, contra 191 de Humphrey e 46 de George Wallace (que concorreu pelo Partido Independente Americano).
Os democratas esperam evitar essa coincidência e que a presença de Robert Kennedy Jr. como um forte terceiro candidato não tire votos deles.
Campeões da NBA Boston Celtics
E em uma nota mais leve e anedótica, tanto em 1968 quanto em 2024, o Boston Celtics foi campeão da NBA...