Notícias

A Apple aposta num robô de secretária como estratégia para impulsionar as vendas

Os modelos atuais em testes executam uma versão personalizada do sistema operacional do iPad

Sujeción de brazo robótico general. | Foto: Getty Images/Wladimir Bulgar/Science photo library
Fixação geral do braço robótico Foto: Getty Images/Wladimir Bulgar/Science photo library

A Apple Inc. está buscando novas fontes de receita, e para isso está desenvolvendo um caro dispositivo doméstico de mesa que combinará uma tela semelhante à do iPad com um braço robótico.

ANÚNCIO

Uma equipe de várias centenas de pessoas trabalha no dispositivo, que utiliza um braço robótico fino para se mover ao redor de uma grande tela, de acordo com pessoas com conhecimento sobre o assunto.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

O que é oferecido por este novo produto?

O produto, que possui uma tela que pode ser deslocada e girada 360 graus, daria uma reviravolta em produtos domésticos como o Echo Show 10 da Amazon.com Inc. e o descontinuado Portal da Meta Platforms Inc.

O dispositivo foi concebido como um centro de comando doméstico inteligente, uma máquina de videoconferência e uma ferramenta de segurança doméstica por controle remoto, disseram as pessoas, que pediram para não ser identificadas porque o trabalho não é público.

A equipe executiva da Apple aprovou o projeto - cujo nome em código é J595 - em 2022, mas foi formalmente lançado nos últimos meses.

Apple e a robótica

A mudança em direção à robótica faz parte de uma estratégia para impulsionar as vendas e também aproveitar a Apple Intelligence, o sistema de inteligência artificial que chegará ao iPhone, iPad e Mac este ano.

ANÚNCIO

A empresa procura novas fontes de crescimento após cancelar o desenvolvimento de um carro autônomo este ano. A equipe de design industrial da Apple tem explorado robôs de mesa há anos, mas não havia consenso dentro da empresa sobre seguir em frente.

A divisão de marketing da Apple estava preocupada com o fato de os consumidores não estarem dispostos a pagar por um produto assim, enquanto a de engenharia de software estava preocupada com os requisitos de pessoal necessários para construir o software.

Mas o diretor executivo, Tim Cook, seria a favor do dispositivo, assim como John Ternus, chefe de engenharia de hardware da empresa.

Agora, a Apple decidiu priorizar o desenvolvimento do dispositivo e visa estreá-lo em 2026 ou 2027, de acordo com as pessoas. A empresa pretende reduzir o preço para cerca de US$ 1 mil.

Um produto na mesa

A ideia é que o produto de mesa seja controlado principalmente pelo assistente digital Siri e pelas funções de Inteligência da Apple. O dispositivo poderia responder a comandos como ‘me olhe’ e mover a tela para focar na pessoa que está falando as palavras.

Também poderia entender diferentes vozes e ajustar seu foco em conformidade. Os modelos atuais em testes executam uma versão personalizada do sistema operacional do iPad.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias