Durante a missão de cinco dias, a espaçonave Crew Dragon atingirá a órbita mais alta da história, a cerca de 700 quilômetros acima da Terra. A tripulação também realizará uma caminhada espacial de duas horas, durante a qual Isaacman e Gillis testarão um novo traje espacial projetado pela SpaceX.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
O objetivo principal do Polaris Dawn é validar o traje espacial e realizar uma série de testes baseados em ciência e tecnologia. O Polaris Dawn também busca estabelecer as bases para futuras missões de longa duração.
Transmissão ao vivo
Para assistir à transmissão ao vivo do Polaris Down, clique no vídeo abaixo. Lembre-se de que a data e hora de lançamento estão sujeitas a alterações, então certifique-se de verificar as informações mais recentes antes da transmissão.
A que horas será o lançamento de Polaris Down?
A transmissão ao vivo do lançamento da missão Polaris Dawn começará às:
- Madrid: início da transmissão em 30 de agosto às 6:08 hrs, decolagem às 9:38 hrs.
- Cidade do México: início da transmissão às 22:08 do dia 29 de agosto. Decolagem às 1:38.
- Santiago e Caracas: início da transmissão em 30 de agosto às 12:08 hrs. Decolagem às 3:38 hrs.
- Bogotá e Lima: início da emissão às 23:08 hrs do dia 29 de agosto. Decolagem às 2:38 hrs.
- Brasília: início da transmissão em 30 de agosto às 1:08 hrs. Decolagem às 4:38 hrs.
Não se trata apenas de turismo espacial
Ao contrário de outras viagens espaciais comerciais, Polaris Dawn não busca apenas o turismo espacial. A missão inclui um importante componente de pesquisa, explorando a radiação no cinturão de Van Allen, uma região conhecida por suas partículas de alta energia. Essa pesquisa é crucial para futuras missões à Lua e Marte.
Um dos momentos mais aguardados será o terceiro dia da viagem, quando Isaacman e Gillis abrirão a escotilha da cápsula Crew Dragon para experimentar o que tem sido chamado de "passeio espacial". E, embora não seja um passeio no sentido tradicional (pois permanecerão presos à cápsula), eles poderão ter uma vista sem precedentes do espaço.
Roupas de última geração
Esta missão também se destaca por seus trajes espaciais, projetados pela SpaceX com elementos inovadores especiais para a missão. Eles podem ser usados no espaço e oferecem proteção e conforto para os astronautas durante o voo.
Os uniformes da Polaris Down são baseados no da SpaceX “Starship Suit” e são feitos de materiais resistentes e leves como Kevlar e poliéster. Além disso, eles possuem um sistema de suporte vital que fornece oxigênio e controla a temperatura.
Também possuem um design ergonômico para permitir maior mobilidade e conforto durante o voo. Incluem características como luvas sensíveis ao toque, viseiras com proteção UV e um sistema de comunicação integrado.
Bilionários e exploração espacial
Apesar das críticas sobre a influência dos bilionários na exploração espacial, esse tipo de missão destaca um avanço significativo na tecnologia e pesquisa espacial. Isso porque o Polaris Dawn não é apenas uma missão de turismo espacial, mas sim um passo importante em direção ao futuro da exploração espacial, com implicações significativas para a ciência e tecnologia espacial.