Notícias

Cientistas de Singapura criam um material que se torna rígido ou macio conforme necessário

Imaginem uma camiseta ou calças macias que fiquem duras em caso de queda e protejam as partes do corpo

RoboFabric
Rígido ou maleável? RoboFabric

Estamos em uma era em que os avanços tecnológicos estão avançando a passos largos. A inteligência artificial chegou para mudar completamente a era digital, mas em outras áreas, como a têxtil, também estão sendo registradas inovações tão incomuns quanto surpreendentes.

ANÚNCIO

É o caso deste tecido ou revestimento, que é feito de um material baseado na pele de tatus. Ele fica rígido ou macio conforme a necessidade do momento.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

Chama-se RoboFabric e veio para revolucionar o desenvolvimento de peças como capacetes, pois pode ser um objeto macio que pode ser dobrado e guardado em espaços reduzidos, ao mesmo tempo em que pode se tornar rígido em caso de queda eventual.

Os objetos feitos com RoboFabric também chegam para mudar completamente o mundo dos suplementos médicos e próteses medicinais. Imaginem uma tala feita deste material, que ofereça proteção e conforto. Além disso, também se destaca como uma opção ideal para a robótica, pois poderia ser considerado um material para dispositivos mecânicos.

RoboFabric: inovação de última geração

O RoboFabric foi criado por cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU Singapura). A sua particularidade é que é fabricado através de impressão 3D. O material em questão utiliza uma rede de azulejos de polímero. Estes são unidos por fios metálicos finos que os atravessam e os unem, podendo ser contraídos para que as peças se entrelacem, conforme mencionado no El Español.

"A estrutura em camadas inspirada em escamas (SAILS) foi possível graças aos padrões de superfície programáveis projetados de forma inversa às escamas. Depois da fabricação, o SAILS era inherentemente suave e flexível. Quando selado em uma capa elástica e submetido a uma pressão de confinamento negativa, assumia sua forma designada e, ao mesmo tempo, tornava-se rígido. Podia operar em frequências de até 5 hertz e alcançava uma mudança aparente no módulo de flexão de até 53 vezes entre seus estados macio e rígido", disseram os cientistas em um comunicado.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias