Notícias

Asteroide caiu nas Filipinas, relatou a Agência Espacial Europeia

“Este é apenas o nono asteroide que a humanidade detectou antes do impacto”, twittou a ESA

Estrela cadente “Este é apenas o nono asteroide que a humanidade detectou antes do impacto”, twittou a ESA

Um asteroide de cerca de 1 metro caiu na atmosfera da Terra sobre as Filipinas, perto da ilha de Luzon, de acordo com a Agência Espacial Europeia.

ANÚNCIO

O Catalina Sky Survey descobriu o objeto, inicialmente chamado CAQTDL2, mas agora chamado 2024 RW1. Estima-se que asteroides com cerca de um metro de tamanho atinjam a Terra aproximadamente a cada duas semanas, mas raramente são detectados antes de atingirem o planeta.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

Nono esteroide detectado

"A Agência Espacial Europeia tuitou: 'Este é apenas o nono asteroide que a humanidade detectou antes do impacto'."

O objeto é inofensivo, pois é pequeno o suficiente para queime na atmosfera ao entrar. As pessoas que estavam na área puderam vê-lo como uma espetacular bola de fogo.

No entanto, a camada de nuvens do tufão Yagi próximo dificultou a visão dos espectadores.

Queda do céu nesta quinta-feira

A queda de um asteroide iluminou brevemente o céu do norte das Filipinas nesta quinta-feira, 5 de setembro. A brilhante bola de fogo, que mudou de cor ao cair, foi capturada em vídeo por observadores da província do norte das Filipinas de Cagayán, a cerca de 300 quilômetros ao norte de Manila.

ANÚNCIO

"De acordo com os relatórios que recebemos no local, o brilho de curta duração no céu foi observado até o sul de Metro Manila e nas províncias de Cavite, Laguna, Batangas e Quezón, mas as melhores imagens da bola de fogo foram obtidas principalmente no vale de Cagayán", de acordo com o ScienceKonek.

Asteróide descoberto no Arizona

O asteroide 2024 RW1 foi descoberto por Jacqueline Fazekas do Catalina Sky Survey, um observatório perto de Tucson (Arizona) financiado pela NASA.

“‘Foi fascinante, a cor era linda. O céu passou do preto para o verde azulado, para o laranja e de novo para o preto’, disse Allan Madelar, de 28 anos, que testemunhou o maravilhoso espetáculo.”

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias