Notícias

A energia solar pode receber um impulso sem precedentes com este novo vidro

O vidro pode ser instalado nos painéis e proporciona uma potência maior

ANÚNCIO

O mundo precisa de uma fonte de energia sustentável que não consuma os recursos não renováveis da Terra. Gerar eletricidade envolve muitos processos que acabam afetando o ecossistema do planeta e, aos poucos, vão degradando as condições e ambientes que permitem o desenvolvimento da vida como a conhecemos.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

É por isso que a invenção feita pela cientista espanhola, Cristina Pinto, do Centro Nacional de Energias Renováveis (CENER), chega para dar uma reviravolta radical na indústria energética em todo o mundo.

Cristina conseguiu desenvolver um novo tipo de vidro que promete transformar a forma como capturamos energia do Sol.

Temos uma estrela massiva no centro do nosso Sistema Solar, que é uma fonte inesgotável. Foram desenvolvidos mecanismos para converter essa energia em fontes de energia que geram eletricidade. No entanto, os sistemas atuais não são suficientes para produzir os níveis dos métodos atuais.

O vidro inventado por esta cientista espanhola aumenta consideravelmente a capacidade de capturar energia e, além disso, impulsiona com mais força a geração de eletricidade.

O vidro para os painéis solares

O material incorpora estruturas em nanoescala que possuem propriedades surpreendentes que o diferenciam dos vidros convencionais usados nos painéis solares.

Uma das capacidades importantes deste vidro é que a superfície, inspirada na natureza, repele o pó e a sujeira de forma semelhante às folhas de lótus. Isso significa que os painéis permanecerão limpos por mais tempo, evitando a necessidade de tarefas de manutenção caras e otimizando seu desempenho.

Além disso, o material é capaz de dissipar o calor de forma eficiente, o que evita o superaquecimento das células solares e garante um funcionamento ótimo.

De acordo com o que é informado pelo CENER, este novo tipo de vidro tem o potencial de revolucionar a indústria solar e acelerar a transição para um futuro energético mais limpo e sustentável.

Ao aumentar a eficiência dos painéis solares, o custo da energia solar será reduzido e se tornará mais atraente para um maior número de pessoas e empresas. Além disso, ao exigir menos manutenção, o impacto ambiental associado à produção de energia solar será reduzido.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO