Dissemos isso há anos, quando os fones de ouvido da Samsung eram os Gear IconX: o design era muito confortável. O mais confortável de todos. Daquele modelo, vieram os Buds, com seu design redondo, adaptável e uma ótima qualidade de áudio, eram os fones de ouvido que mais usávamos por aqui (e vocês sabem que testamos muitos modelos diferentes de fones de ouvido).
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Quando o design dos Samsung Galaxy Buds3 foi revelado, mais próximo dos Airpods da Apple, ficamos com medo: ainda assim, os testamos. A qualidade dos materiais parece premium, e nos deu uma primeira impressão bastante boa. Era hora de testá-los. E aqui está nossa análise desta nova geração.
Equipe de design: por que fizeram isso?
Embora gostemos dos Apple Airpods, dizer adeus aos Galaxy Buds (cujo design amamos) dói. Outras marcas, como a Sony, têm modelos cujo design lembra o antigo Samsung. E insistimos: aquele "formato" nos agradava mais. No entanto, isso permite algumas mudanças novas, mas infelizmente, após o teste, não nos convencem completamente.
É preciso salientar que até na diferença entre os "Pro e normais" fizeram o mesmo que a maçã: Os Buds3 Pro são do tipo intra-auricular e vêm com almofadas, enquanto os Buds3 têm um formato aberto. Isso continua doendo. Pelo menos, a caixa de carregamento e armazenamento é um pouco diferente, com uma tampa transparente que lhe confere um ar futurista.
Ambos modelos possuem cancelamento de ruído ativo, mas os Buds3 Pro oferecem um som surround melhor e adicionam várias otimizações no controle de ruído. No entanto, nós testamos apenas os "normais" e vamos te contar mais sobre eles.
Buds3: parte por parte, para além do design
Para deixar para trás a parte do design, vamos começar com algo relacionado a isso: nas "varas" foram adicionadas funções. Ambos (Pro e não Pro) oferecem resistência IP57 e plásticos reciclados foram utilizados em sua construção. Quanto ao design, ambos os modelos permitem beliscar e deslizar para baixo para realizar controles por meio de gestos físicos. Pode ser difícil se acostumar, mas depois de um tempo, se torna intuitivo. No entanto, pelo menos no modelo "normal" (com um valor não baixo, de mais de 170.000 CLP), às vezes o aumento e a diminuição do volume são decididos por si só.
Entre as coisas práticas a destacar, estes auscultadores, os Buds3, adicionam um modelo pré-treinado de IA para restaurar a voz original do interlocutor em ambientes ruidosos e oferecer uma voz mais clara nas chamadas. Uma função chamada de Super-Wideband e que se desempenha bem.
Também focando na voz e na função de Intérprete do Galaxy AI, os Buds3 podem ativar funções como parar a música com comandos de voz. O ideal é usá-los com um Samsung topo de gama (nossos testes foram feitos com os equipamentos S24 Ultra e o mais recente Fold). Eles têm um som bastante bom, é importante notar que possuem um novo alto-falante de 11 mm com um diafragma com amplitude aprimorada em 1,5x, que eleva o nível do seu som e o torna mais dinâmico.
A cancelação de ruído não nos deixa satisfeitos, mas a qualidade de áudio sim.
E embora a qualidade de áudio seja incrível, a cancelação de ruído não nos deixa nada satisfeitos. Na geração anterior, a diferença entre ativá-la ou não era notável. Agora não é. Embora, após vários meses de uso da cancelação dos Buds2 Pro, um "zumbido leve" mas detectável e irritante era gerado com o NC ativado, aqui o sistema parece um fantasma. (Porque claro, todos falam da experiência de uso testando as coisas por duas semanas, mas poucos, meses depois).
Isso pode ser devido ao ANC (Cancelamento Ativo de Ruído) que utiliza IA: "Mergulhe em sua experiência sonora pessoal com Adaptive EQ/Adaptive ANC assistido pelo Galaxy AI. Com base na forma individual das orelhas e nos hábitos de uso, nosso algoritmo alimentado por IA analisa em tempo real o som detectado através dos microfones internos e externos. Em seguida, o Galaxy AI otimiza sua experiência auditiva ajustando o som para se adequar ao seu conforto com precisão", afirmam na página da Samsung.
No entanto, configurado para "cancelar" em ambientes em que realmente precisávamos "apenas ouvir nossos fones de ouvido", não conseguimos obter o isolamento tão esperado em um sistema de Cancelamento de Ruído, como era o da geração anterior.
No entanto, se você é uma daquelas pessoas que gostam de alta fidelidade, leve em consideração o seguinte: Mantenha o Áudio Ultra High-Quality do estúdio de gravação em seus Galaxy Buds3. O Samsung Seamless Codec comprime e codifica áudio de até 24 bits / 96kHz. Em seguida, é decodificado nos Galaxy Buds3, mantendo o som de alta fidelidade de 24 bits / 96kHz para que você possa ouvir os detalhes complexos, como deve ser.
Outros pequenos detalhes que podem nos convencer a comprá-los
No entanto, apesar do ANC e do design, este modelo traz recursos internos bastante atraentes. Por exemplo, o PC Auto Switch nos Galaxy Buds3 detecta a atividade de áudio e transfere a conexão para seus dispositivos Samsung Galaxy favoritos, para que você possa trabalhar e reproduzir sem problemas.
Também há 360 Áudio, que é uma função que identifica a direção exata do som à medida que você inclina a cabeça, proporcionando um som envolvente para uma experiência auditiva e visual mais vívida.
E também possui a tecnologia de transmissão Auracast: compartilhe sua transmissão de áudio com um número ilimitado de dispositivos. Transforme sem esforço sua TV Samsung, smartphone ou tablet Samsung Galaxy em uma fonte de rádio para começar a interagir com os outros.
Sua carga? Suporta carregamento sem fio. Com ANC ativado/desativado, os fones de ouvido e o estojo fornecem até 30 horas de reprodução com uma carga completa.
Conclusão e avaliação
O seu anúncio nos assustou: o design não nos emocionou. No entanto, usar para desfrutar de conteúdo de alta qualidade foi uma experiência incrível. Sua bateria durou muito tempo, e o fato de podermos "tocar" os fones de ouvido para encontrá-los foi bastante útil.
Gostaria de “menos IA” para um NC mais “à moda antiga” porque, afinal de contas, “cancelar o ruído” é o que se procura com essa função, mas, bem, há uma espécie de “febre da IA” onde se pensa que todas as suas aplicações somam e acreditamos que desta vez “não tanto”. No final das contas, queremos fones de ouvido para desfrutar de boa música em privacidade. Isso é alcançado aqui, mas não nos isola totalmente do mundo. Será que era isso que se buscava com este modelo? Não sabemos. Mas o resultado foi equilibrado e damos a ele um 7/10.