Notícias

Novo mapa de Marte revela que o planeta vermelho esconde estruturas muito estranhas

Investigaram as profundezas do que supostamente era um oceano marciano

ANÚNCIO

Uma equipe científica conseguiu detectar estruturas estranhas abaixo da superfície de Marte. Eles investigaram as profundezas do que supostamente era um oceano perdido no planeta vermelho e assim puderam criar um novo mapa de nosso vizinho no Sistema Solar.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

Este estudo foi realizado por especialistas da TU Delft da Dinamarca e da Universidade de Utrecht. Os resultados foram apresentados e aprovados na Conferência Científica Europlanetária.

De acordo com um relatório publicado no Daily Mail, os cientistas detectaram pelo menos 20 características dispersas no que é conhecido como o boné polar norte de Marte, que, de acordo com registros eram mais intensas do que as de seus arredores.

Tais estruturas, estranhas para os cientistas, têm diferentes formas e tamanhos. Uma delas tem a forma de um cachorro, o que é muito desconcertante para os especialistas. Eles não têm ideia de onde vêm, mas têm algumas teorias.

De onde vêm as estranhas estruturas de Marte?

Uma das primeiras hipóteses dos cientistas é que essas estruturas foram formadas por impactos de meteoritos, há bilhões de anos. Outra teoria é que elas poderiam ter sido criadas por atividade vulcânica em Marte.

Os investigadores param neste último detalhe, pois outra teoria é que Marte ainda pode estar registrando atividade sísmica em suas placas tectônicas, algo que se pensava estar morto.

A equipe usou pequenas variações nas órbitas dos satélites para criar uma imagem do campo gravitacional de Marte, ou a região do espaço ao redor de um planeta onde se pode sentir sua força gravitacional. Descobriram que as profundidades desta zona são muito densas, o que poderia significar sinais de vida sísmica.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO