No último dia 21, começou, para os amantes dos dias mais quentes e ensolarados, o verão. Sendo uma das estações do ano mais aguardadas, é quando ela chega que muitos resolvem ir à praia ou piscina para aproveitar e também pegar aquele bronzeado.
No entanto, ainda que o verão seja uma estação bastante proveitosa, é sempre importante lembrar de ter alguns cuidados com a saúde nesta época. Manter-se sempre bem hidratada, abusar do protetor solar e ter uma alimentação saudável, são alguns pontos para ter atenção.
Quando falamos da alimentação durante o verão, é sempre bom lembrar de consumir alimentos benéficos para a saúde e evitar aqueles que possam trazer malefícios. Sendo assim, que tal conhecer os tipos de alimentos que devem ser evitados nesta época do ano? Confira 3 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:
1. Maionese caseira
Apesar do molho de maionese caseira ter uma qualidade superior ao industrial, ela é preparada com ovos crus e pode resultar em complicações. Se não for armazenada corretamente, a salmonela pode crescer dentro dela, ocasionando problemas gastrointestinais.
Sendo assim, se preparar este molho, é preciso armazená-lo na geladeira o mais rápido possível. É importante mantê-lo coberto e consumi-lo em um período inferior a 48 horas. Na presença de mau cheiro ou mudança na coloração, deve ser descartado imediatamente.
Este problema de higiene alimentar não ocorre com a maionese industrial ou a preparada em restaurantes, pois, nestes casos, o ovo pasteurizado é usado como elemento principal. Este tratamento térmico provoca eliminação de bactérias patogênicas que possam habitar no ingrediente.
2. Bebidas alcoólicas e açucaradas
No verão, a ingestão de bebidas alcoólicas tende a crescer. No entanto, isto pode ser um erro, pois, esta substância é tóxica, independente da quantidade consumida, de acordo com estudo publicado na revista Alcohol Research. Afeta a microbiota intestinal e também uma boa parte dos órgãos que compõem o corpo.
O problema pode ser ainda pior quando este consumo é acompanhado de refrigerantes, por exemplo. Isto porque, a quantidade de açúcar presente em seu interior, os torna prejudiciais à saúde metabólica. Além do mais, bebidas energéticas também devem ser evitadas.
3. Massas
Alimentos como as saladas, por exemplo, são muito consumidos durante o verão. Entretanto, adicionar macarrão à elas não é uma boa ideia. Estes alimentos são feitos de farinha de trigo refinada, o que provoca um aumento significativo da glicose no sangue. Por isso, causa estresse no nível do fígado que não é recomendado para a saúde.
Se desejar adicionar alimentos com carboidratos aos pratos vegetais, é melhor optar por arroz integral ou legumes, ou até mesmo a quinoa. Eles possuem uma concentração significativa de fibra em seu interior, elemento que ajuda a estimular a sensação de saciedade, de acordo com estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.