Realizar atividades físicas é fundamental para todas as idades. Além de ser um dos meios de cuidar da saúde e aumentar a qualidade de vida, a prática regular previne o desenvolvimento de diversas doenças, inclusive as crônicas, como diabetes e hipertensão.
No entanto, além da prática regular de exercícios físicos proporcionar melhorias internas, é possível também contemplar as mudanças que ela pode causar na parte externa do corpo, tonificando regiões como braços, glúteos e coxas, por exemplo.
Se você já passou dos 40 anos, e deseja ter coxas tonificadas, por exemplo, mas acredita ser uma ‘missão impossível’, existe a possibilidade de alcançar isto praticando algumas atividades simples. Quer saber quais? Confira 5 delas a seguir, de acordo com o portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Agachamento
O agachamento é um exercício considerado o mais completo, pois, como prêmio adicional, fortalece e modela também os glúteos. Para realiza-lo, basta colocar os pés na largura dos ombros e dobrar lentamente os joelhos e o quadril, para obter um ângulo de 90 graus. Inspire e expire enquanto desce. Faça três séries de 15 repetições cada.
2. Ponte
Este exercício ajuda você a conseguir coxas tonificadas de maneira rápida e fácil. Para fazê-lo, você deve se deitar de costa em um colchonete, estender os braços para os lados e levantar a pélvis o máximo que puder para cima. Faça três séries desta atividade com 15 repetições cada.
3. Passo
Este exercício combina aeróbica com construção muscular e pode ser realizado sem ir à academia. Basta subir e descer um degrau rapidamente para resultados melhores e fazer cinco séries de 10 repetições cada um, com 10 segundos de descanso.
4. Pular corda
Pular corda é um exercício poderoso para tonificar as coxas e, quando somado ao anterior, trabalha o sistema cardiovascular de tal maneira que permite perder peso ao mesmo tempo em que afirma as pernas.
É uma atividade perfeita, pois, envolve todos os músculos do corpo e também é benéfica para o coração, porque ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Portanto, pule corda cinco dias por semana durante 10 a 20 minutos.
5. Elevação do calcanhar
Este exercício ajuda a queimar gordura e dar firmeza às pernas. Embora pouco conhecido, é bastante simples e pode ser realizado em casa. Primeiro, fique de pé e separe as pernas na largura dos ombros. A partir desta posição, fique na ponta dos pés e segure o máximo que puder, com os calcanhares fora do chão.
A cabeça e as costas devem ser mantidas eretas. Lentamente, desça e volte para cima. Recomenda-se fazer três séries deste exercício com 10 repetições cada, descansando 10 segundos entre uma série e outra.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.