Sexualidade

Estudo sugere que o conhecer o clitóris, ajuda a desempenhar um papel fundamental na experiência do orgasmo feminino

Os resultados destacam a importância do conhecimento do clitóris, mas sugerem que este ainda é relativamente limitado entre homens e mulheres

ANÚNCIO

Uma nova pesquisa publicada no Journal of Sex & Marital Therapy fornece informações sobre a relação entre o conhecimento sobre o clitóris e o prazer sexual feminino. Os resultados destacam a importância do conhecimento do clitóris, mas sugerem que este ainda é relativamente limitado entre homens e mulheres.

“O clitóris é fundamental para as experiências de prazer e orgasmo das mulheres. Pouco conhecimento sobre o clitóris está, portanto, muito provavelmente relacionado à lacuna do orgasmo, o fato de que as mulheres heterossexuais experimentam orgasmos em taxas muito mais baixas do que os homens”, disseram as autoras do estudo Marie-Feline Dienberg, da Universidade de Colônia, na Alemanha, e Verena Klein, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

“Alguns anos atrás, um estudo mostrou que o conhecimento do clitóris entre as mulheres – que teoricamente tiveram acesso a um clitóris durante toda a vida – e os homens é bastante baixo. Ao mesmo tempo, parece que recentemente algum esforço foi feito para aumentar o prazer sexual das mulheres (por exemplo, promoção de brinquedos sexuais, plataformas, etc.). Devido a uma possível mudança no clima social, queríamos saber se hoje as pessoas sabem mais sobre o clitóris e como isso se relaciona com o orgasmo.”

No novo estudo, 573 indivíduos heterossexuais (64% mulheres), com idades entre 18 e 68 anos, responderam a um questionário de 9 itens sobre o conhecimento do clitóris. Os participantes também relataram quanto prazer eles geralmente obtêm de atos sexuais, com que frequência eles tiveram um orgasmo durante o sexo e com que frequência eles tiveram um orgasmo durante o masturbação. Além disso, eles preencheram um questionário sobre o endosso das normas de gênero relacionadas ao orgasmo (por exemplo, “É mais importante para os homens do que para as mulheres terem um orgasmo”).

Os participantes responderam corretamente cerca de 4,5 dos 9 itens do questionário, indicando que o conhecimento sobre o clitóris não aumentou desde 2005. As mulheres eram um pouco mais propensas a responder os itens corretamente em comparação aos homens.

“Sabemos muito pouco sobre o clitóris. Em nossa amostra, em média, as pessoas responderam corretamente a 50% do questionário sobre o clitóris. Este resultado é como um cara ou coroa”, disseram Dienberg e Klein ao PsyPost.

De acordo com pesquisas anteriores sobre “a lacuna do orgasmo”, o novo estudo descobriu que as mulheres eram menos propensas do que os homens a geralmente ou sempre experimentar o orgasmo durante o sexo em parceria. As mulheres também tendem a relatar significativamente menos prazer sexual em comparação aos homens. Mas não houve uma diferença estatisticamente significativa entre mulheres e homens endossando normas de gênero relacionadas ao orgasmo.

É importante ressaltar que os pesquisadores descobriram que mulheres com maior conhecimento do clitóris eram menos propensas a endossar as normas de gênero, o que, por sua vez, estava associado a maior prazer sexual e experiência de orgasmo. “Para superar as diferenças de prazer entre mulheres e homens, nossas descobertas indicam a necessidade de promover ainda mais o conhecimento do clitóris na educação sexual e desafiar os scripts de gênero em um nível social mais amplo”, disseram Dienberg e Klein.

Surpreendentemente, no entanto, um maior conhecimento do clitóris foi associado a uma maior frequência de orgasmo no contexto da masturbação, mas não durante o sexo a dois. “Aqui, nossos resultados sugerem que a tradução do conhecimento do clitóris em um ambiente heterossexual pode ser prejudicada por barreiras socioculturais, como scripts sexuais de gênero, que prejudicam a autonomia sexual das mulheres”, explicaram Dienberg e Klein.

O estudo inclui algumas limitações. Ou seja, a natureza transversal da pesquisa impede quaisquer conclusões firmes sobre relações de causa e efeito

Os pesquisadores se concentraram em indivíduos heterossexuais porque a maior lacuna nas experiências de orgasmo existe entre mulheres e homens heterossexuais. Mas eles observaram que “seria interessante examinar os níveis de conhecimento do clitóris e o endosso dos roteiros sexuais de gênero entre populações de estudo mais diversas para fornecer mais informações sobre a interação entre o clitóris e o prazer sexual”.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Ter orgasmos com menos frequência pode fazer com que as mulheres desistam de tentar, ampliando a “lacuna do orgasmo”

5 maneiras pelas quais as mulheres podem reivindicar prazer sexual em um relacionamento

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO