Algumas atitudes do parceiro, ou parceira, podem acabar afetando negativamente nossa autoestima. Por isso, é importante saber quais são sinais que indicam que a coisa não anda bem. Aqui apresentamos alguns sinais de que você deve ficar de olho:
Críticas constantes
Quando alguém nos critica constantemente, seja pela aparência, habilidades ou suas escolhas, podemos acabar perdendo a autoconfiança e duvidando de quem somos.
Comparações desfavoráveis
Outro sinal de que devemos ficar atento é quando a pessoa que nos relacionamos, frequentemente, no compara negativamente a outras pessoas. Isso não é saudável e pode fazer com que nos sentimentos inadequadas.
Chantagem
Quando somos vítimas de uma chantagem emocional, para controlar ou influenciar suas ações e sentimentos, acabamos perdendo o controle da nossa própria vida e isso impacta diretamente na nossa autoestima.
Isolamento social
Se seu parceiro o afasta de outras pessoas, fazendo com que você se sinta isolada e dependente apenas dele, isso pode afetar sua autoestima, pois você pode começar a questionar seu valor.
Falta de apoio emocional
Se seu parceiro não oferece apoio emocional quando você está passando por momentos difíceis, isso pode afetar sua autoestima, pois você pode se sentir sozinho e não valorizada.
Vale lembrar que todos os sinais mencionados aqui são características de relacionamento abusivos. É muito importante pedir ajuda ou encontrar ferramentas psicológicas para conseguir superar a situação. Considere conversar com um terapeuta ou conselheiro para obter orientação e suporte adicional.
+ AUTOESTIMA
- 5 sintomas podem alertar de que você tem uma baixa autoestima
- Você sabe como o autocuidado afeta a autoestima?
- Os sinais que indicam que você está lidando com uma pessoa com autoestima baixa
- Hábitos para aumentar sua autoestima e que farão você uma mulher confiante
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.