O período menstrual é um processo natural do corpo de todas as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, ele é caracterizado pelo sangramento causando pela descamação do útero quando não há fecundação.
Contudo, esse processo pode vir acompanhado de diversos sintomas desagradáveis, como mudanças de humor, dificuldade para dormir, inchaços e as terríveis cólicas. Este último, é caracterizado por uma dor que pode vir acompanhada de náuseas, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.
Embora a consulta com um profissional seja indispensável na presença de fortes cólicas, existem infusões, por exemplo, que podem ajudar a aliviar este desconforto. Por isso, que tal conhecer algumas agora mesmo? Confira 4 a seguir, de acordo com o portal Quién:
1. Camomila
A camomila, famosa por suas propriedades anti-inflamatórias e relaxantes, pode aliviar cólicas. Esta planta é capaz de diminuir espasmos intestinais e inflamações no trato gastrointestinal. Sua infusão pode ser preparada com saquinhos de chá ou flores secas, basta adicionar água quente e deixar descansar por alguns minutos.
2. Hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta é outra erva que demonstrou ser eficaz no alívio de cólicas. O óleo de hortelã-pimenta pode auxiliar a relaxar os músculos do intestino, o que pode acabar com o desconforto ou pelo menos diminui-lo consideravelmente.
No entanto, é essencial mencionar que cada organismo é diferente e em alguns casos a hortelã pode piorar o refluxo gástrico. Sendo assim, é aconselhável consultar um especialista caso sofra de problemas estomacais.
3. Erva-doce
A erva-doce é uma planta usada há séculos como remédio natural para problemas digestivos, incluindo cólicas. Ela pode ajudar também a relaxar os músculos intestinais e diminuir o inchaço. Para preparar o chá, basta adicionar as sementes esmagadas à água quente e deixar descansar por alguns minutos.
4. Gengibre
O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas. Por isso, pode ajudar a reduzir espasmos intestinais e aliviar a inflamação no intestino. A infusão pode ser feita ralando um pedaço de raiz de gengibre fresco e adicionando água quente.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.