De acordo com o Ministério da Saúde, as varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele, geralmente dos pés, pernas e coxas. E, dependendo da fase em que elas se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.
Esta é uma condição que, em algumas pessoas, pode causar enorme desconforto. Mesmo que consultar um profissional seja imprescindível para tratar este e qualquer outro sintoma das varizes, existem hábitos saudáveis que podem ajudar a aliviar pelo menos o desconforto.
Sendo assim, que tal conhecer alguns deles agora mesmo? Confira 5 simples a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Faça exercício e alongue as pernas
É importante dizer adeus ao estilo de vida sedentário quando se trata de aliviar as varizes naturalmente. Doar alguns minutos diários para se exercitar e alongar as pernas, conforme orientação de um profissional, pode ajudar a melhorar a circulação.
2. Eleve as pernas
Para uma rápida sensação de alívio da dor e desconforto das varizes, pode-se elevar as pernas em direção ao teto por alguns minutos. Este exercício simples facilita o fluxo sanguíneo na parte inferior do corpo, ajudando o sangue a retornar ao coração.
3. Evite ficar em pé ou sentada por muito tempo
Ficar na mesma posição por um longo período de tempo pode causar dificuldades circulatórias. Ficar em pé ou sentada muito tempo aumenta a pressão das veias nas pernas e dificulta o retorno do sangue para o coração. Isto faz com que o sangue se acumule e aumente o inchaço.
4. Use meias de compressão
As meias de compressão são um recurso bastante útil para aliviar as varizes. Seu uso diário ajuda a manter as válvulas das veias na posição certa, favorecendo a circulação do sangue.
Elas ajudam a diminuir o inchaço, a sensação de ardor e outros desconfortos causados pelas varizes. Entretanto, é importante conversar com o seu médico para descobrir qual a melhor meia de compressão para você.
5. Tome banhos frios
Banhos frios servem como tratamento para aliviar as varizes e os sintomas associados. As temperaturas baixas fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam, resultando no alívio do inchaço e da sensação de peso nas pernas, ajudando a diminuir as câimbras e o desconforto geral.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.