O ENEM 2024 está cada vez mais próximo e com certeza você não é a única pessoa que está se perguntando sobre por onde e como começar a estudar.
O primeiro passo é preparar um cronograma. Ele irá te auxiliar na organização e combate à procrastinação.
Digital ou analógico
Não existe o melhor e o pior, mas sim o que funciona para você. Escolher se seu cronograma será feito nas telas ou no papel é o primeiro passo para montar um cronograma.
Tempo
Seja realista e defina quanto tempo você tem por dia para estudar. Realista aqui significa: nem tempo demais que você não possa cumprir, nem tempo de menos que sinalize falta de esforço da sua parte.
Distribuição do conteúdo
Mapeie as disciplinas exigidas na prova e anote quais são fáceis e quais são difíceis para você. Aos construir o cronograma, as distribua de forma intercalada: uma “mais fácil” e outra “mais difícil” na sequência.
Teoria x prática
Equilibre o quanto você irá consumir conteúdo teórico e o quanto vai dedicar aos exercícios. É muito importante, por exemplo, resolver as provas antigas do ENEM para treinar.
Descanso
O descanso também faz parte do cronograma de estudos. Sono e relaxamento vão te ajudar a assimilar todo o conteúdo que você consumiu.
Estes são alguns instrumentos básicos que você pode utilizar para que os estudos façam parte da sua rotina.
Comece como for possível, algum estudo é melhor do que nenhum estudo.
E lembre-se: se for para se comparar com alguém, que seja com o seu eu do passado.
Pessoas têm trajetórias e desafios diferentes que nem sempre analisamos com racionalidade em momentos de pressão como o ENEM.
Boa sorte!
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.