Faltam apenas 10 dias para o outono oficialmente chegar, mas as tendências para esta temporada já estão sendo sentidas, pois durante as diversas Semanas de Moda, foram apresentadas as novidades do que estará em alta nos próximos três meses e o que simplesmente não terá mais impacto, como a estampa animal print, que perderá força.
Desde o início do ano, há um design que está se impondo apesar das estações climáticas e trata-se das estampas onduladas. Durante a passarela de Primavera-Verão, a marca italiana de luxo Bottega Veneta apresentou alguns vestidos espetaculares que evocam a década de 1970, mas com um toque moderno que os torna únicos.
Os padrões de ondas tiveram diferentes momentos de popularidade ao longo da história. Sua aparição mais significativa na moda ocorreu nas décadas de 1960 e 1970, com a estética psicodélica e geométrica do movimento mod, onde as formas fluidas e abstratas dominavam. As ondas evocavam liberdade, movimento e uma visão futurista da moda.
De acordo com o portal especializado no mundo da moda, Elle, "as ondas podem ser combinadas com texturas lisas e neutras, ou para um efeito mais impactante, com micro xadrez ou listras".
Que tipo de corpo fica bem
Este tipo de estampado é ideal para mulheres com corpo tipo retângulo, pois as ondas adicionam dimensão e curvas visuais, favorecendo aquelas que desejam criar uma aparência mais voluptuosa. Para aquelas que têm um corpo semelhante a um triângulo, é aconselhável que as ondas estejam na parte superior para equilibrar a figura, atraindo a atenção para essa área e compensando quadris mais largos.
As ondas suaves e de tamanho médio ou pequeno são ideais para não adicionar muito volume à silhueta das mulheres com corpo ovalado ou com curvas. Para tirar o máximo proveito delas, essas ondas podem ser na vertical ou na horizontal, dependendo do que você deseja projetar. As ondas horizontais ampliam, enquanto as verticais têm o efeito oposto.
Com o que se pode combinar
Para parecer sofisticada e na moda com estampas onduladas, você deve combiná-las com cores sólidas ou neutras para equilibrar o visual. Além disso, os acessórios devem ser simples e minimalistas, para não se destacarem, já que a atenção deve estar centrada na estampa da peça. Os especialistas recomendam usar materiais sem texturas adicionais para permitir que a estampa se destaque sem competir com outros elementos do visual.